Resenha: Legend - Marie Lu

13:35


Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz - o criminoso mais procurado do país e de uma jovem a pupila mais promissora da República, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem - até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos. 



Sobre o livro: Os Estados Unidos foi divididos em Republica e colônias, por causa dessa segregação ocorre divergências e guerra entre elas.  A República é militarizada, as pessoas são controladas fortemente pelos militares (que as vezes são desumanos) e pelo primeiro Eleitor. Existem algumas pragas soltas pelas áreas de periferia da República e essas áreas ficam isoladas da mesma.  As áreas mais nobres (ricos e poderosos) tem acesso aos hospitais e vacinas contra essas pragas.

Na República existe uma prova, essa prova é dada obrigatoriamente para todas as crianças de 10 anos. Essas crianças passaram por avaliações físicas e intelectuais, após passarem por essas avaliações dependendo da quantidade de pontos que a criança tirou é definido o papel dela dentro da sociedade.  Dependendo da nota a criança poderá ir para o Campo de Trabalho ou irá trabalhar para o governo e seus órgãos.

June, nascida em uma família da Elite, uma família nobre.  June tem 15 anos e é uma garota prodígio, June obteve a nota mais alta já registrada na prova e por isso June já tem seu futuro definido que é ajudar a República. 

Day, nascido na periferia, Day é o criminoso mais procurado pela República, ele é um criminoso fantasma pois ninguém sabe seu verdadeiro nome ou sua aparência. Visto como criminoso pela República e como heroí pela periferia.  Day precisa ajudar sua família a sobreviver, Day não está sozinho, ele conta com a ajuda de Tess (uma menina de 10 anos que ele encontrou sozinha na rua).

O caminho de Day e June se cruzaram quando o irmão de June é assassinado e Day entra na lista como o principal suspeito do crime.  Para June tudo indica que foi Day quem matou seu irmão Metias e por isso June procura vingança pela morte do irmão, ela saiu em uma caçada para encontrar e capturar Day, para fazer com que ele pague pelos seus crimes. Acontece uma reviravolta e ambos descobrem o que realmente está acontecendo dentro da República e os segredos que a mesma guarda. 


Minha opinião:  É uma leitura fluida, rápida e eletrizante. Cativa o leitor a cada página, pois a Marie Lu consegue encaixar informações e dicas extremamente necessárias que faz o enredo do livro ser mais claro, e também te dá certa curiosidade sobre o que vai acontecer ou o que realmente aconteceu. É possível sentir o clima de tensão, de corrupção política em todos os momentos.

O livro é narrado tanto por Day quanto pela June, e isso faz com que seja possível entender todos os lados da República. Day e June são dois personagens que cativantes.  Day é astuto e muito inteligente enquanto June é forte e destemida (e acaba pensando um pouco fora da caixinha da qual foi criado)
Sou apaixonada por distopias e Legend me conquistou logo nas primeiras páginas. Me surpreendi bastantes quando li esse livro, superou minhas expectativas e devorei em poucos dias (acho que uns 3 dias) e logo corri para comprar a continuação.

Recomendo muito a leitura, principalmente se você é fã de distopia. Você não vai se arrepender e vai devorar essa trilogia bem rápido. 



Título: Legend -  A verdade se tornará lenda
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco
Gênero: Distopia
Nota:   ⭐⭐⭐⭐⭐

Compre aqui: Livro Legend

Veja também:

0 comentários