Como ser mais produtivo

12:30

Quem não quer chegar no final do dia e ter aquela sensação de dever cumprido pois conseguiu realizar todas as tarefas, ter conseguido conciliar trabalho, estudos e ainda ter um tempo livre?


Existe uma forma de cumprir com nossas obrigações e também fazer alguma atividade que gostamos de fazer como; ler um livro, assistir um filme, passar mais tempo com a família ou seja, conseguir ter qualidade de vida. Ser mais produtivo no nosso dia a dia é uma tarefa que exige que sejamos organizados, separei 10 dicas de como ser mais produtivo no dia a dia e conseguir realizar todas as tarefas sejam quais forem.

COMO SER MAIS PRODUTIVO NO DIA A DIA

1- No dia anterior
Se prepare no dia anterior, tire um tempo e anote tudo que você precisa fazer, seja seu planejamento diário ou semanal, escreva tudo que você tem que fazer. Das coisas mais simples a coisas mais complexas.

2 - Crie uma lista de tarefas
Seja ela digital ou no papel, o importante é você criar uma lista com todas as coisas que você precisa fazer.

3- Lembre-se de suas metas
Escreva suas metas sempre com sua lista de tarefas, para que te sirva como motivação para que você consiga realizar aquelas tarefas do dia a dia. Vamos supor que sua meta seja Aprender inglês até dezembro de 2019, coloque a no canto da sua lista de tarefas e lá na sua lista você pode colocar uma tarefa como "Estudar a letra da música X em inglês" com isso você vai está sabendo o porque de realizar aquela atividade.

4- Divida suas atividades
Se você tem muitas atividades para fazer, aconselho que divida sua semana em blocos de dias e de horários (manha, tarde e noite) e separe o que vai fazer em cada um desses horários durante o decorrer da semana.

4- Assinale suas tarefas
Ao decorrer do dia vá dando check em tudo que você listou e conseguiu fazer, isso te irá te encher de satisfação no dia a dia quando você olhar e vê tudo marcado com um . E se acaso não conseguiu realizar aquela tarefa, crie um simbolo para migrar essa tarefa para outro dia e coloque no lugar do check.

5- Fique longe de distrações
Redes sociais, notificações no celular, televisão, isso tudo pode tirar sua atenção e fazer você perder o foco. Não deixe isso acontecer, desligue a TV, retire as notificações do celular e foque exatamente no que você tem para fazer.

6- Crie prazos para a sua atividade
Coloque prazo nas atividades que você precisa fazer,tanto para as tarefas mais bobas quanto para as tarefas mais complicadas, isso fará com que você ganhe mais confiança e saiba trabalhar com prazos e nunca mais atrasar um documento ou algum trabalho que precisa ser entregue.

7- Controle seu tempo
Existem algumas ferramentas que te ajudam no controle do seu tempo e todas as vezes que você for fazer uma atividade, seja ela pessoal, de trabalho ou de estudos, você aciona essa ferramenta e ela vai contar quanto tempo você demorou para realizar aquela atividade. Assim você vai conseguir saber exatamente o que você está fazendo que consome tanto o seu tempo.

8 - Deixe seu ambiente de trabalho organizado
Uma das coisas que mais me ajuda a ser produtiva é deixar minha mesa organizada, isso me dá uma sensação boa e a minha cabeça não fica martelando de que eu tenho que arrumar, arrumar e arrumar. Coloque perto as coisas necessárias e também coisas que vão deixar seu ambiente de trabalho mais acolhedor.

9- Dê intervalos
Mas você falou para focar, como vou dar intervalos? Simples, você vai criar pequenos intervalos durante o seu dia, isso te dará mais motivação e energia. Tire esses pequenos intervalos para tomar um café, conversar com alguém, olhar a paisagem, isso vai te descansar um pouco do que você está fazendo e quando você voltar a fazer vai está bem mais animado.

10- Aprenda a meditar
Meditar tem diversos benefícios, ajuda a reduzir o estresse, acalma, aumenta sua concentração, aprofunda sua respiração te fazendo ter muito mais foco. Meditar é um dos melhores hábitos para se ter, nem que seja apenas 10 minutos, medite! Pode ser antes de dormir ou quando você acordar.


Está sempre ocupado não é está sendo produtivo, ser produtivo é saber o que está fazendo e fazer isso com qualidade, saber aproveitar o tempo e energia e focar em coisas que realmente trarão benefícios a sua vida.

No inicio você pode até encontrar dificuldade para manter o foco, mas lembre-se sempre de se perguntou o que te levou a começar.

Veja também:

0 comentários