Como usar um planner?

13:56

Planner é uma palavra que em inglês significa planejador. E essa ferramenta de organização virou febre na internet e aqui no Brasil o planner vem ganhando cada vez mais espaço, e entre aqueles que ainda são adeptos ao uso do papel para se organizar (tipo eu) o planner faz mais sucesso ainda.

Se você tem dificuldade em se organizar, de realizar tarefas do dia-a-dia, lembrar datas e se não consegue cumprir com seus objetivos, então o planner vai te ajudar e muito.
Aprenda usar o planner

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM PLANNER E UMA AGENDA NORMAL?

O Planner tem como principal proposta, organizar todos os campos da sua vida, nele você tem agenda diária, semanal e mensal, tem metas do ano e do mês, controle financeiro, tarefas e controle de hábitos. Enquanto uma agenda normal só dá para você anotar suas tarefas do dia.
Aprenda a usar o planner

COMO USAR UM PLANNER ?

Eu já deixei aqui no blog um lista com Planners 2019 gratuitos para download, então se você ainda não comprou o seu ou não tem como investir agora passa lá e dá uma olhadinha na lista que eu deixei por lá, tem planners lindos e super usáveis.

Agora se você já tem seu planner, vamos aprender a usá-lo?

  • Primeiro de tudo coloque suas informações pessoais e importantes ( para caso perder e a pessoa que encontrar poder devolvê-lo para você).
  • Defina suas metas, sejam elas de curto, longo ou medio prazo. Lembre-se que você precisa ser realista para não definir metas intangíveis e ficar frustado. Tente ser bastante específico com suas metas, não seja tão vago em relação a isso, exemplo: Emagrecer. Você por trocar essa meta por algo mais específico como "emagrecer 5kg esse ano" isso vai te dá um norte de onde você quer chegar e se você conseguiu atingir aquele objetivo.
  • Outra dica é; quando for definir metas, coloque também o que voce pode fazer para alcançá-las. Ex: "Meta: Viajar para Disney " e o que você pode fazer para alcançá-la, "Guardar 500 reais por mês"
  • Separe um dia para organizar sua semana ( eu gosto de domingo a noite, pois assim começo na segunda a todo vapor!), escreve seus compromisso para aquela semana e se o planner tiver calendário mensal, coloque todos os seus compromissos do mês lá e use-o como uma cola. Após isso defina as tarefas que você precisa realizar aquela semana (aquelas atividades rotineiras como; arrumar guarda-roupa, limpar casa).
  • Você pode colorir seu planner da maneira como quiser, mas pode também usar estrategicamente as cores. Você pode colocar compromissos com uma cor, tarefas do dia-a-dia com outra, colocar cores para definir cada parte da sua vida como; estudos ( cor azul), trabalho (cor vermelha) e assim sempre que você olhar para o Planner já vai saber pela cor do que se trata aquilo ali.
  • Sempre que conseguir realizar uma tarefa, alcançar ou uma meta, coloque um "check", assim você vai saber o que conseguiu fazer durante a semana e se conseguiu realizar as metas propostas lá no comecinho do ano.
** Lembre-se de olhar nas suas metas as atividades que precisar fazer para alcancá-las e colocar elas no seu planejamento mensal, semanal e diário. **

Aprenda a usar o plannner

Usar o planner também é uma tarefa relaxante para quem gosta de decorar e deixar ele fofinho, então abuse bastante de adesivos, post-its, marcadores, carimbos e deixe seu planner lindo e com a sua personalidade.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Eu amo me organizar e o planner foi uma ferramenta de organização que deu muito certo para mim.

Veja também:

0 comentários